Departamento de Química recebe doação de 5.000 minerais
Sábado, 8 de junho de 2019
Última modificação: Terça-feira, 6 de agosto de 2019
O CEFET-MG recebeu, nesta quinta-feira (6), uma doação de mais de 5.000 amostras de minerais. O acervo, criado pelo professor aposentado Pierre França de Brot, fica localizado agora no laboratório de Mineralogia do campus I.
“Aposentei em dezembro de 2018, após 40 anos como professor do Departamento de Química no CEFET-MG”, conta Pierre de Brot, que montou a coleção ao longo dessas quatro décadas. “É difícil falar o que destaca, pois todas as amostras foram coletadas em algum lugar, com alguma história”. São cerca de 5.000 minerais diferentes, como diamante, mercúrio nativo, e alguns fosfatos raros, coletados na Lavra da Cigana, em Galiléia (MG).
Para o professor Márcio Basílio, coordenador da graduação em Química Tecnológica, o material coloca o CEFET-MG como dono de um dos melhores laboratórios didáticos de Minas Gerais. “Temos uma coleção muito boa, para mostrar aos alunos as variedades dos minerais, seus usos, suas relações com os compostos químicos… Graças a esse trabalho de coleta, temos agora um acervo fantástico”. Márcio, que foi aluno de Pierre em sua formação na Instituição, conta que o estudo de mineralogia é uma importante área da Química, inclusive pelas características do estado de Minas Gerais. “Isso será muito importante para preparar os alunos para o mercado de trabalho”, afirma. Pierre completa, dizendo que esta área é fundamental para a formação: “A pessoa que sabe identificar minerais se dá bem em qualquer área da química”.