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CEFET-MG

Atividades de Extensão do Departamento de Química

Última modificação: Segunda-feira, 11 de março de 2024

Projetos de Extensão do Intechlab:
Equipe: SOUZA, P. P.; PATRÍCIO, P. S. O.; PEDROSO, E. F.; ROCHA, A.; DRUMOND, F.

Através da Pesquisa, Ensino e Extensão o Intechlab busca novas formas de interação entre o que é desenvolvido dentro do laboratório e pessoas. Em Pesquisa, através das atividades desenvolvidas com alunos desde a graduação até doutorado, possuímos excelência em produção científica. No Ensino, viabilizamos a realização de aulas expositivas com alguns dos equipamentos mais modernos disponíveis no mercado. Por fim, atuamos em Extensão com a realização de visitas técnicas em parcerias visando projetos de co-desenvolvimento. Nossos projetos de extensão podem ser visualizados na página a seguir: https://intechlabcefetmg.tech/


2024 – Curso de Extensão: Gelatos artesanais: uma jornada envolvendo métodos de produção e sua tecnologia

Equipe: GARCIA, C. F.; REZENDE, F. A. G. G.; GARCIA, M. A. V. T.
O presente curso de Extensão on-line tem como objetivo geral apresentar ao público o que é o gelato artesanal, suas características, as estruturas envolvidas na produção, os ingredientes utilizados e a relação entre as propriedades dos ingredientes e as propriedades dos gelatos. Com isso, objetiva-se ensinar pessoas que tenham interesse na produção de gelatos, além de capacitar, aprimorar e auxiliar na formação daquelas que já trabalham com produção artesanal de alimentos. Paralelamente, busca-se ensinar diferentes processos de fabricação e, de forma didática, suas características químicas e tecnológicas. Por fim, busca-se a formação de recursos humanos, uma vez que haverá integração entre todos os participantes envolvidos, no caso, o público-alvo e os discentes envolvidos no projeto ocorrendo, assim, compartilhamento de experiências e aprendizados.


2024 – Projeto: Química Para Ouvir – Produção de Podcasts para divulgação de ciência e conteúdos de relevância para a educação básica

O Projeto de Extensão tem como objetivo geral contribuir para a disseminação da Química junto ao público externo ao CEFET-MG, em particular aos alunos da Educação Básica, por meio da criação e divulgação de podcasts. “Química Para Ouvir” já possui episódios disponíveis em plataformas de áudio amplamente conhecidas como Spotify e Deezer, além de presença no Instagram, demonstrando-se como experiência já exitosa no acesso à comunidade externa. Os extensionistas envolvidos no projeto têm a oportunidade de desenvolver episódios de podcast sobre Química, além de promover a troca de saberes com a comunidade externa através da participação ativa em grupos com diferentes agentes da Educação. Nossa equipe é formada atualmente pelos professores Flávio Santos Freitas, Mariana de Lourdes Almeida Vieira e Nuria Angelo Gonçalves, pelas alunas do Integrado em Química Ana Clara Maia Cruz e Vitória da Silva Bispo, pela aluna da Graduação em Química Tecnológica Mariana Silva Almada e pela aluna da Graduação em Letras Paula Sthel Campos.

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2024 – Curso de extensão: Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação

Equipe: VIEIRA, M. L. A.; REZENDE, F. A. G. G.; CUSTÓDIO, A. C. R.; SANTOS, I. M. M.; ALMEIDA, P .S.; SILVA, R. A. C.

Manipuladores de alimentos são aqueles que entram em contato com os alimentos durante todas as etapas da cadeia produtiva, seja na colheita, no beneficiamento, no transporte, no armazenamento, na produção dos alimentos processados ou no preparo de refeições, em serviços de alimentação. Durante a manipulação desses alimentos, várias alterações de ordem química, física, enzimática e biológica acontecem, levando a transformações das matérias-primas em produtos acabados. Além dessas transformações, podem ocorrer também contaminações, que comprometem a segurança e a qualidade desse alimento. Neste contexto, as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e de Manipulação (BPM) são importantes aliados do controle de qualidade e da garantia de um alimento seguro, já que são um conjunto de ações que promovem o manuseio correto de alimentos durante toda a sua cadeia produtiva. Essas orientações objetivam, além de garantir a qualidade, evitar a ocorrência de doenças provenientes do consumo de alimentos contaminados, diminuindo os riscos à saúde humana. Esta ação extensionista visa capacitar, apoiar e auxiliar manipuladores de alimentos que atuam em diferentes serviços alimentares, para que conheçam formas seguras de preparar alimentos, a fim de garantir a sua qualidade higiênico-sanitária e, consequentemente, a segurança ao consumidor final. O curso proposto nesta ação será ministrado em parceria com o Mercado Central de Belo Horizonte, atendendo ao público de manipuladores de alimentos do local.


2022 em diante – Projeto: Rolê Maker

Coordenadores: VIEIRA, M. L. A.; CRUZ, E. N.; ROSSI, R. D. F.; CARVALHO, T. C. O.

O projeto Rolê Maker é uma ação de extensão iniciada em 2022 no Laboratório CEFETMaker (Campus Gameleira), que propõe a criação e o desenvolvimento de um programa de visitações e práticas destinadas às comunidades interna e externa ao CEFET-MG, de modo que os participantes possam vivenciar experiências relacionadas ao contexto da Cultura Maker por meio da realização de oficinas, mostras, experimentos e debates. O projeto conta, desde o seu início, com a participação de uma equipe multidisciplinar, coordenada por docentes dos Departamentos de Química (DEQUI), Eletrônica e Biomédica (DEEB) e Engenharia Elétrica (DEE), além de 20 discentes extensionistas bolsistas e voluntários. O projeto vem estabelecendo parcerias com escolas das redes municipal e estadual, e com equipes educativas de museus e outros espaços não-formais de ensino, com o objetivo de ofertar oficinas de robótica, programação física, química braile e impressão 3D, entre outras. Em 2023, o projeto atendeu a um público de aproximadamente 3.000 pessoas, incluindo estudantes e professores de instituições de ensino públicas de BH e região metropolitana, além de equipes de museus e organizadores de eventos relacionados à Cultura Maker.

Instagram do projeto: @role.maker

Fotos 1, 2 e 3: Oficinas de robótica, braille e programação física ministradas no LABCEFETMaker a estudantes de escolas da rede estadual de ensino, BH/MG – 2023.

Divulgação do projeto/notícias:

1) VIEIRA, M.L.A; ROSSI, R.; CRUZ, E. N.  Projetos do LabMaker-Cefet-MG desenvolvem atividades nas escolas de Contagem. 2023. Disponível em: https://www.cefetmg.br/noticias/projetos-do-lab-maker-cefet-mg-desenvolvem-atividades-nas-escolas-de-contagem/
2) VIEIRA, M.L.A.; CRUZ, E. N.; ROSSI, R.  Projeto Rolê Maker – Evento ‘O Museu é Nerd’ – MMGERDAU – Praça da Liberdade. 2023. Disponível em: https://mmgerdau.org.br/programacoes/o-museu-e-nerd-6a-edicao/
3) ROSSI, R.; CRUZ, E. N.; VIEIRA, M.L.A. O Museu é Nerd – Rolê Maker – Museu das Minas e do Metal. 2023. Disponível em: https://www.cefetmg.br/noticias/6a-edicao-de-o-museu-e-nerd-tem-participacao-do-role-maker-do-cefet-mg/
4) ROSSI, R.; CRUZ, E. N.; VIEIRA, M.L.A Programa Se Liga na Educação – Aula: Rolê Maker – REDE MINAS – TV aberta. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tbUdQdK6HYo
5) CRUZ, E. N.; ROSSI, R.; VIEIRA, M.L.A. Projeto Rolê Maker Itinerante é uma das atrações na Praça da Liberdade. 2022. Disponível em: https://www.cefetmg.br/noticias/projeto-role-maker-itinerante-e-uma-das-atracoes-na-praca-da-liberdade/


2022 – Curso de extensão: Produção de recursos didáticos para o ensino inclusivo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias a estudantes com deficiência visual.

Equipe: VIEIRA, M. L. A.; FERRY, A. S.; FARIAS, V. C.; RIBEIRO, A. S.; RESENDE, L. S.

O curso realizado nesta ação de extensão teve o objetivo de oferecer à professores de Ciências formação continuada e complementar sobre atividades de produção de recursos didáticos com foco no ensino inclusivo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com vistas à ampliação e melhoria do acesso à informação e ao conhecimento científico por pessoas com deficiência visual. Esta ação de extensão objetivava também a capacitação para a criação, adaptação e/ou desenvolvimento de recursos mediacionais direcionados a estudantes deficientes visuais, por meio do uso, incorporação e aplicação da Grafia Química Braille. Objetivou-se, com isso, a adoção de medidas e práticas de ensino capazes de promover uma educação inclusiva e de qualidade, contribuindo para a redução das desigualdades que permeiam as necessidades específicas das pessoas com deficiência visual.

Foto 1: Curso ministrado a professores de Ciências no Museu das Minas e do Metal (MM GERDAU), na Praça da Liberdade, Belo Horizonte (MG) – 2022. Fotos 2 e 3: Curso ministrado a professores de Química no Laboratório Maker do CEFET-MG (LABCEFETMaker – Campus VI), Belo Horizonte (MG) – 2022.


2021 em diante – Projeto: “Já Pensô?”.

Equipe: GALVÃO, B. R. L.; LIMA, B. C. M.; OLIVEIRA, D. C.; CARMOS, L. R. do; PENA, L. B.; COSTA, S. F. M.; MENDES, V. D. S.; SARDINHA, J.; FERRAZ, A. P. S.

O presente projeto corresponde a um canal que mostra de forma simples como vida de todos é melhor graças aos avanços da Ciência e da Tecnologia. Assim, mesmo quem não tem interesse ou não gosta de Química ou de Matemática (por exemplo), é extremamente beneficiado no seu dia a dia pelo desenvolvimento da Ciência.

A equipe acredita que a divisão entre a academia e a população em geral deva ser superada, para que mais pessoas passem a apoiar a causa científica. Os conteúdos podem ser acessados clicando na figura a seguir.


2020 – Projeto: Desenvolvimento de produtos desidratados a partir do aproveitamento integral de alimentos visando a redução do desperdício.

Equipe: GONÇALVES, F. A. G.; GARCIA, C. F.; NUNES, G. F. M.; GUIRLANDA, C. P. 

E-book (ISBN: 978-65-87888-25-5): Desidratação de alimentos – Reduzindo o desperdício de alimentos: técnicas de desidratação usando air fryer. Belo Horizonte: CEFET-MG, 2023.

https://www.dequi.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/221/2023/11/Guia-desidratação-.pdf


2020 – Projeto: A trajetória do material contaminado pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID-19): da educação ambiental aos detalhes geotécnicos do aterro sanitário.

Equipe: WHA, C .K.; VIEIRA, M. L. A.; RIBEIRO, L.E.L; LOPES, J. M. M.; DAMASCENO, G.; RIBEIRO, L. M.; AMADO, M. R.; PIRES, A. C. G.; ALELVAN, G. M.; OLIVEIRA, E. C. S.; RUELA, T. S.

Resumo: Esse projeto, realizado por meio da colaboração entre docentes e discentes do Departamento de Química e do Departamento de Engenharia de Transportes do CEFET-MG, tratou da trajetória de materiais (máscaras e luvas) que estavam sendo descartados no lixo doméstico no período da pandemia de COVID-19. Devido à grande possibilidade de contaminação pelo vírus SARS-CoV-2, diversos cuidados deveriam ser tomados nas etapas de coleta, armazenamento, transporte e disposição desse material em locais apropriados. O objetivo principal do projeto foi compreender esse mecanismo de manejo e desenvolver materiais de divulgação nas redes sociais para os usuários domésticos e funcionários responsáveis pela coleta do resíduo sólido urbano no município de Belo Horizonte. Além disso, o projeto visava propor condições geotécnicas adequadas para o local onde esse material seria descartado e apresentar, de forma acessível, um tratamento adequado para o material contaminado.


2015/2016 – Projeto: Determinação da qualidade e prazo de validade de alimentos minimamente processados.
Equipe: VIEIRA, M. L. A.; REZENDE, F. A. G. G; GOMES, B. R.; GONÇALVES, R. P.

Artigo publicado: VIEIRA, M. de L. A.; REZENDE, F. A. G. G. Capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos em um restaurante universitário: relato de uma experiência de extensão. Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 133-143, jul./dez. 2018.