Nobel de Química premia dupla por ferramenta para construção de moléculas
Quarta-feira, 6 de outubro de 2021
Última modificação: Quarta-feira, 6 de outubro de 2021
Texto integral disponível no site https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/10/06/premio-nobel-de-quimica-2021.htm
O Prêmio Nobel de Química de 2021 foi concedido a Benjamin List e David W.C. MacMillan pelo desenvolvimento de uma nova ferramenta precisa para a construção molecular: a organocatálise. O anúncio foi feito nesta manhã pela Academia Real das Ciências da Suécia.
O júri justificou que isso teve um grande impacto na pesquisa farmacêutica e tornou a química mais “verde”, ou seja, mais amigável ambientalmente.
Os vencedores dividirão o prêmio, que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,1 milhões).
Entenda o trabalho: o júri explicou que muitas áreas de pesquisa e indústrias dependem da capacidade dos químicos de construir moléculas. Elas podem formar materiais elásticos e duráveis, armazenar energia em baterias ou até mesmo inibir a progressão de doenças. Este trabalho requer catalisadores, que são substâncias que controlam e aceleram reações químicas, sem fazer parte do produto final. O júri citou como exemplo os catalisadores em carros que transformam substâncias tóxicas em gases de escapamento em moléculas inofensivas. O corpo humano também têm milhares de catalisadores na forma de enzimas, que esculpem as moléculas necessárias para a vida. Os catalisadores são, portanto, ferramentas fundamentais para os químicos, mas os pesquisadores acreditam que havia apenas dois tipos disponíveis: metais e enzimas. List e MacMillan conquistaram o Nobel porque, em 2000, independentes um do outro, desenvolveram um terceiro tipo de catálise, chamado de organocatálise assimétrica e que se baseia em pequenas moléculas orgânicas.
Benjamin List nasceu em 1968 em Frankfurt, na Alemanha. Conquistou seu doutorado em 1997 na Goethe University, em Frankfurt. É diretor do Instituto Max-Planck, também na Alemanha.
David W.C. MacMillan nasceu em 1968 em Bellshill, no Reino Unido. Obteve seu doutorado em 1996 pela Universidade da Califórnia, em Irvine, nos Estados Unidos. Atualmente é professor da Universidade de Princeton, também nos EUA.