Você conhece o plástico verde?
Terça-feira, 16 de novembro de 2021
Última modificação: Terça-feira, 16 de novembro de 2021
Segundo o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (SIMPERJ), o plástico verde foi criado em 2010 pela Braskem, uma das maiores empresas brasileiras de resinas termoplásticas. O referido material é feito a partir da cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável, gerando um menor impacto ambiental. Além disso, por ser um produto de origem vegetal, já ocorre, consequentemente, a captura de gás carbônico da atmosfera. Como curiosidade, a produção de duas toneladas de plástico verde está relacionada a cerca de cinco toneladas absorvidas de gás carbônico.
Para a produção, a cana-de-açúcar dá origem ao etanol via fermentação da sacarose. Em seguida, o álcool é transferido para um reator onde é convertido em um derivado sólido que dá origem ao plástico verde. No total, são produzidas mais de 200 mil de toneladas de plástico verde por ano.
Além das sacolas plásticas verdes distribuídas em diversas redes de supermercados, esse tipo de plástico é utilizado em vários produtos. São eles: embalagens de alimentos e cosméticos; produtos de beleza e higiene; brinquedos; produtos de utilidade doméstica; produtos industriais, tais como, fios e cabos; óleos não-comestíveis; produtos agroquímicos, entre outros.
Atualmente, o plástico verde possui quase o mesmo valor de produção do plástico convencional e é integralmente reciclável, devendo ser direcionado adequadamente para a reciclagem.
Quer saber se o que você está consumindo possui plástico verde? Procure pelo selo I’m Green, registrado pela Braskem a fim de certificar os produtos feitos com esse material.
Para mais detalhes sobre a matéria, visite o site: https://www.simperj.org.br/blog/2019/10/29/voce-conhece-o-plastico-verde-saiba-tudo-sobre-esse-material-100-renovavel/