Qual é a constituição das medalhas de ouro das Olimpíadas de Paris?
Sábado, 3 de agosto de 2024
Última modificação: Sábado, 3 de agosto de 2024
As medalhas de ouro correspondem a maior premiação que um atleta pode receber durante as Olimpíadas. Mas, será que a medalha é feita com 100% de ouro?
Na prática, as medalhas de ouro das Olimpíadas de Paris não são feitas com ouro puro, pois este metal tem elevado custo, o que acarretaria grandes despesas para o evento. Além disso, uma medalha de ouro puro seria suscetível a deformações devido à maciez do metal puro.
As referidas medalhas são, na verdade, feitas de prata (505 g), sendo revestidas com uma fina camada de ouro (aproximadamente 6 g) e com 18 g de ferro, oriundo do maior cartão postal de Paris: a Torre Eiffel.
O ferro veio de partes removidas do elevador da Torre Eiffel no século XX, sendo refinado nas forjas da cidade de Pompéia, no leste da França, num processo denominado “puddling”.

Para saber mais sobre o conteúdo, acesse a reportagem disponível no link a seguir: https://www.uol.com.br/esporte/olimpiadas/ultimas-noticias/2024/07/27/ferro-da-torre-eiffel-e-6-gramas-de-ouro-como-sao-as-medalhas-olimpicas.htm