Governo Federal aprova o aumento do teor de álcool etílico na gasolina
Segunda-feira, 28 de outubro de 2024
Última modificação: Segunda-feira, 28 de outubro de 2024
Adaptado de Gama, P. (2024)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que institui a “Lei do Combustível do Futuro”, aprovado previamente no Congresso. Com foco na descarbonização e no incentivo a combustíveis “verdes” e menos poluentes, a proposta, agora convertida em lei, inclui aumento do percentual de etanol na gasolina. O texto estabelece que a margem de mistura de etanol à gasolina passará a ser de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, de 18% de etanol.
De modo geral, a intenção do governo é atacar dois problemas de uma vez: reduzir a importação de gasolina e acelerar a transição energética.
Segunda a Associação das Montadoras (Anfavea), são necessários mais testes para uma avaliação sobre os impactos do aumento do teor de álcool etílico na gasolina. Relatou-se, ainda, que “Não vemos problemas para os veículos flex, que já são projetados para qualquer mistura de gasolina e etanol. Porém, para veículos a gasolina, importados ou aqueles nacionais mais antigos, entendemos que testes de avaliação deveriam ser feitos antes de se autorizar o aumento do porcentual de etanol na gasolina.”
Interessado no conteúdo? Leia a matéria completa no link, a seguir, destacando-se, ainda, tópicos como o impacto ambiental e como ficará o custo da gasolina no referido cenário.