As olefinas anti-Bredt
Segunda-feira, 11 de novembro de 2024
Última modificação: Segunda-feira, 11 de novembro de 2024
As olefinas anti-Bredt representam um fascinante tópico estudado em Química, pois elas desafiam as regras convencionais de estabilidade molecular. O ponto de partida para a compreensão das olefinas anti-Bredt é o Princípio de Bredt, formulado pelo químico alemão Julius Bredt em 1924. Esse princípio postula que uma ligação covalente dupla não pode estar localizada em um átomo de carbono que seja parte de um sistema bicíclico, de perfil ilustrado a seguir.

Esses compostos desafiam a conformação natural dos átomos de carbono em anéis menores, resultando em uma configuração altamente tensionada. A estabilidade dessas olefinas é, portanto, reduzida em comparação com olefinas convencionais.
Para contornar essa dificuldade, pesquisador da Universidade da California partiram de uma molécula estável para obter as olefinas anti-Bredt. Para garantir sua estabilidade, um agente de captura foi utilizado durante as reações, possibilitando futuras aplicações das olefinas especiais na indústria Química.
E aí, gostou da matéria? Para ler o texto na íntegra, acesse o site: https://veja.abril.com.br/coluna/almanaque-de-curiosidades/desafiando-regra-centenaria-quimicos-criam-moleculas-impossiveis