MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

FDA proíbe o corante eritrosina a partir de 2027

Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Última modificação: Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Lahav, A. et al (2025)

A Food and Drug Administration (FDA), agência que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, anunciou a proibição do uso do corante sintético vermelho n. 3, conhecido popularmente como eritrosina (Figura 1), a partir de janeiro de 2027.

A decisão ocorre após uma petição apresentada por organizações de saúde e segurança alimentar, que destacaram os riscos associados à substância.
Segundo o FDA, estudos mostraram que o corante causou câncer em ratos machos submetidos a altas doses. No entanto, a agência destacou que “os níveis de exposição relevantes para humanos são significativamente mais baixos do que aqueles que causaram os efeitos em ratos”.
A eritrosina é um corante sintético usado para dar uma coloração vermelho-cereja brilhante a alimentos, bebidas e medicamentos. Entre os alimentos e bebidas, destaca-se balas, cerejas em conserva, refrigerantes, sorvetes, vitaminas mastigáveis, xaropes para tosse, entre outros.
No Brasil, o corante é permitido para uso em alimentos e bebidas, conforme regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Seu uso é monitorado e regulamentado para assegurar que os níveis presentes nos alimentos não representem riscos à saúde pública.

Link da matéria: https://www.terra.com.br/ao-vivo/vida-e-estilo/degusta/fda-proibe-corante-vermelho-veja-quais-alimentos-serao-afetados,8150b465eb59c69398deef18ed86ff9dfie888pi.html#