Instalada a primeira planta de hidrogênio renovável a partir de etanol
Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Última modificação: Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Fonte: adaptada de FAPESP (2025)
Com um investimento de 50 milhões de reais, a primeira estação experimental do mundo dedicada à produção de hidrogênio renovável a partir do etanol foi instalada na Cidade Universitária, em São Paulo (SP). A tecnologia desenvolvida visa demonstrar a viabilidade do etanol, aproveitando a infraestrutura já existente no Brasil.
A planta-piloto tem a capacidade para produzir 100 kg de hidrogênio molecular por dia de produção, volume útil para a abastecer, por exemplo, três ônibus e dois veículos leves. Nesta fase, serão avaliados a taxa de conversão de etanol em hidrogênio molecular e os índices de consumo do combustível nos veículos.
A produção de hidrogênio nesta planta-piloto ocorre por meio da reforma a vapor do etanol, um processo químico no qual o etanol reage com água sob altas temperaturas, resultando na liberação de hidrogênio molecular.
A implantação da estação experimental abre caminho para o avanço da mobilidade sustentável. Fabricantes de aviões e montadoras de caminhões e ônibus podem se beneficiar diretamente da iniciativa. A partir dos resultados obtidos com a planta-piloto, espera-se obter dados que possam orientar estudos futuros sobre sua aplicação em maior escala.
Muito interessante, não é? Para ler a matéria na íntegra, clique no link a seguir: https://agencia.fapesp.br/usp-realiza-testes-da-primeira-planta-de-hidrogenio-renovavel-a-partir-do-etanol/54004