MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Misturas perigosas: 1) Vinagre e água sanitária

Terça-feira, 2 de dezembro de 2025
Última modificação: Terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Ao manipular produtos de limpeza deve-se ter muito cuidado com misturas que possam causar mal à saúde. Um exemplo é a mistura entre a água sanitária e o vinagre, responsável por problemas de respiração, ardência nos olhos e, em casos mais extremos, capaz de causar queimaduras nos olhos e nas vias aéreas.

O vinagre é um produto comercial usado tanto como tempero de saladas, como também para conservar alguns alimentos. De modo geral, corresponde a uma solução aquosa de ácido acético (CH3COOH), responsável pelo seu pH ácido. A água sanitária é um desinfetante e alvejante comercial, cujo princípio ativo é o sal hipoclorito de sódio (NaClO), e apresenta pH básico devido à presença de bases como o hidróxido de sódio (NaOH) e carbonato de sódio (Na2CO3). Graças ao seu pH básico, o NaClO não é convertido em ácido hipocloroso (HClO), a substância desinfetante da água sanitária. Isso só ocorre de forma efetiva quando o produto é diluído em água, pois o NaClO hidrolisa gerando HClO (pKa 3,8*10-8, a 30oC), como ilustrado a seguir:

Ao misturar água sanitária com vinagre, são favorecidas as seguintes reações:

Ou seja, misturar substâncias ácidas como o vinagre à água sanitária acelera a produção de gás cloro (Cl2), levando aos problemas de saúde citados no início da matéria. Destaca-se que a água sanitária sem outras misturas também gera Cl2, porém de forma menos regular. Ainda assim, sua manipulação em ambientes fechados como banheiros demanda cuidados.

Uma dica eficiente é usar apenas a água sanitária diluída em água, como recomendado nos rótulos dos produtos comerciais. Destaca-se que a eficácia da água sanitária diminui com o passar do tempo, ou seja, longos intervalos após o frasco ser aberto pela primeira vez. Além disso, o NaClO se decompõe se exposto por muito tempo à luz devido à radiação ultravioleta do Sol. Por isso, os recipientes que armazenam água sanitária não são transparentes.

Referências:

LIRA et al. Misturas perigosas de produtos de limpeza – Conheça os perigos que elas oferecem à sua saúde. Disponível em: https://www.ccs.ufpb.br/depfarm/contents/arquivos/CartilhaMisturasPerigosas.pdf. Acesso em: 2 dez. 2025.

THOUGHTCO. Mixing Bleach and Vinegar. Disponível em: https://www.thoughtco.com/mixing-bleach-and-vinegar-609281. Acesso em: 2 dez. 2025.