Misturas perigosas: 3) Vinagre e água oxigenada
Sábado, 13 de dezembro de 2025
Última modificação: Sábado, 13 de dezembro de 2025
Atualmente, ações de limpeza como a higienização de superfícies (Ex.: azulejos) tem sido realizadas de forma inadequada, colocando a saúde das pessoas envolvidas em risco. Um exemplo é o uso de misturas envolvendo vinagre e água oxigenada comerciais. O vinagre, usado na limpeza de vidros e azulejos, atua como um desengordurante e removedor de resíduos minerais. Mas, por ser um desinfetante pouco potente, é misturado a outros produtos para aumentar a sua eficácia, como a água oxigenada (bactericida e clareadora). Esta mistura gera o ácido peracético (CH3CO3H), uma substância nociva à saúde humana. Isso, pois o vapor do ácido peracético pode causar irritação nos olhos, nariz e na garganta. Além disso, o contanto direto com a fase líquida pode gerar irritação na pele e nos olhos.
A produção do ácido peracético ocorre por meio da reação de oxirredução do ácido acético (CH3COOH), presente no vinagre, com o peróxido de hidrogênio (H2O2) da água oxigenada, sendo a equação química correspondente visualizada a seguir:

Na reação, o peróxido de hidrogênio atua como um oxidante, causando a oxidação do ácido acético. Para tanto, o oxigênio da hidroxila do ácido acético, de nox igual a -2, perde um elétron, que é transferido para um dos oxigênios do peróxido de hidrogênio, de nox -1. Na reação, o referido oxigênio ganha o elétron, passando a ter o nox -2 (reação de redução). Além da transferência de elétron, o ácido acético ganha um dos oxigênios proveniente do peróxido de hidrogênio. Consequentemente, o peróxido de hidrogênio se converte em água.
Referências:
CETESB. Ácido peracético. Disponível em: https://sistemasinter.cetesb.sp.gov.br/produtos/ficha_completa1.asp?consulta=%C3%81CIDO%20PERAC%C3%89TICO. Acesso em: 13 dez. 2025.
LIRA et al. Misturas perigosas de produtos de limpeza – Conheça os perigos que elas oferecem à sua saúde. Disponível em: https://www.ccs.ufpb.br/depfarm/contents/arquivos/CartilhaMisturasPerigosas.pdf. Acesso em: 2 dez. 2025.

Serviço de e-mail