CIENTISTAS USAM SOLVENTE ‘VERDE’ E PIGMENTO NATURAL NA PRODUÇÃO DE BIOPLÁSTICO
Quarta-feira, 20 de abril de 2022
Última modificação: Quarta-feira, 20 de abril de 2022
Segundo Luciana Constantino, da Agência Fapesp, cientistas desenvolveram um processo sustentável que aproveita solventes “verdes” usados na extração de pigmentos de biomassa de leveduras para fabricar plásticos biodegradáveis de potencial aplicação em embalagens “inteligentes”, com propriedades antioxidantes e antimicrobianas.
Depois de mais de oito anos de estudos, os pesquisadores demonstraram que solventes eutéticos, chamados “verdes”, são eficazes para extrair os carotenoides astaxantina e beta-caroteno, ambos pigmentos antioxidantes, da biomassa da levedura Phaffia rhodozyma. Esses pigmentos naturais são de grande interesse comercial pela aplicação em diversas áreas industriais, como alimentícia, de cosméticos e farmacêutica, entre outras.
A pesquisa concluiu ainda que os solventes podem ser usados, simultaneamente, como agentes extratores e como plastificantes para a preparação de filmes biodegradáveis à base de amido bioativo, sem a necessidade de purificação adicional.
Para conhecer integralmente o referido trabalho, acesse o link a seguir: https://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2022/gc/d1gc03521e.