O que fazem os Químicos Forenses?
Segunda-feira, 20 de junho de 2022
Última modificação: Segunda-feira, 20 de junho de 2022
O químico forense trabalha analisando amostras colhidas das vítimas ou dos locais de crimes e ocorrências. Uma de suas tarefas principais é fazer análises especializadas para identificar materiais e conhecer a natureza de cada prova relacionada a um possível crime.
Por lidar com grande variedade de provas e amostras, o químico forense deve ter conhecimentos sólidos de todas as áreas da Química, principalmente de Química Orgânica e Bioquímica, já que terá de analisar, com frequência, fluidos de origem biológica. Ele também precisa ter conhecimentos suficientes para decidir que tipo de análise será feita dependendo das amostras disponíveis e quando é necessário buscar provas ou amostras adicionais. Para isso, precisa manter-se permanentemente atualizado. O químico forense trabalha como perito para as polícias civis de todos os estados brasileiros e para a Polícia Federal. Sua formação nestes casos se dá em cursos específicos oferecidos pelas academias de polícia, que incluem conteúdos de Química Forense e Biologia Forense.
Para ter acesso completo à matéria disponibilizada pelo Conselho Regional de Química, região IV, acesse o link a seguir: CRQ.