Navegador de Inteligência Artificial utiliza bactérias no rastreio do movimento humano
Quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Última modificação: Quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Prylutska, O. (2024)
Uma ferramenta de IA inovadora foi desenvolvida para rastrear o movimento humano por meio de amostras bacterianas retiradas do corpo. Para tanto, utiliza-se microbiomas na identificação de locais e, em seguida, estima-se os caminhos percorridos.
Visto que o microbioma humano muda de acordo com o ambiente em que estamos, sua aplicação é promissora como marcadores para rastrear movimentos humanos. Dessa forma, pode-se usar Inteligência Artificial (IA) para aproveitar as ‘impressões digitais’ exclusivas deixadas por bactérias específicas para indicar informações geográficas sobre os trajetos de uma pessoa.
O sistema de IA, em uma demonstração de sua precisão, foi capaz de identificar a cidade de origem de uma amostra com uma precisão impressionante de 92%, quando a cidade tinha um número substancial de amostras.
Uma das implicações mais empolgantes dessa tecnologia é seu potencial para uso em investigações forenses. Assim como cientistas forenses usam ferramentas tradicionais para rastrear os movimentos de um suspeito, a ferramenta pode oferecer um novo método poderoso para vincular indivíduos a locais específicos usando evidências bacterianas. Isso pode ser especialmente valioso em casos criminais onde as evidências físicas são escassas, ou em situações onde a presença de um suspeito em um determinado local é crítica para resolver um caso.
Interessado na matéria? Leia o texto completo clicando no link, a seguir: matéria completa.