MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

A detecção do hidro-hélio, a primeira substância composta da natureza

Sábado, 30 de agosto de 2025
Última modificação: Sábado, 30 de agosto de 2025

Adaptado de Revista Galileu (2019)

O  hidro-hélio (HeH+), a primeira substância composta que se formou no Universo, foi detectada no espaço pela primeira vez. Sua assinatura dentro da Via Láctea foi descoberta graças ao maior observatório aerotransportado do mundo, o Observatório Estratosférico da NASA para a Astronomia Infravermelha (SOFIA). 

Quando o Universo ainda era muito jovem, apenas alguns tipos de substâncias existiam, sendo uma delas composta por um cátion hélio e um de hidrogênio elementar (Figura 1). Os cientistas acreditam que o hidro-hélio, também conhecido como hidreto de hidrogênio (cuidado com este nome), se formou após 100 mil anos do Big Bang.

Figura 1 – Representação da reação entre o cátion hélio e um hidrogênio elementar

O referido composto foi encontrado em uma nebulosa planetária resultante do que um dia foi uma estrela como o Sol, localizada a 3 mil anos-luz de distância, perto da constelação de Cygnus. A prova de que o hidro-hélio pode, de fato, existir no espaço confirma uma parte fundamental da nossa compreensão básica da química do Universo primitivo e como ela evoluiu ao longo de bilhões de anos. As dificuldades eram grandes porque o hélio é um gás nobre que dificilmente combina com qualquer outro tipo de átomo.

Destaca-se que nos anos 1970 foram realizadas tentativas para detectá-lo, mas a tecnologia da época não era suficiente. Só em 2016 surgiu a possibilidade dos especialistas usarem o SOFIA.

Interessado na matéria? Para ter acesso ao conteúdo na íntegra, clique no link a seguir: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/04/primeiro-tipo-de-molecula-do-universo-e-detectada-de-modo-inedito.html