Cor de folhas das árvores pode atuar como alerta para possível erupção vulcânica
Domingo, 2 de novembro de 2025
Última modificação: Domingo, 2 de novembro de 2025
Fonte: adaptado de Costa, L. S. D. (2025)
Uma nova ferramenta em potencial para a previsão de erupções vulcânicas foi desenvolvida: o estudo da coloração das árvores nas regiões próximas aos vulcões. Pesquisas recentes descobriram que as folhas arbóreas ficam mais verdes perto dos momentos de atividade vulcânica, resultado da lava chegando próxima da superfície.
A liberação de mais gás carbônico (CO2) pelo magma é a responsável pelo fenômeno, que acaba melhorando a saúde das plantas e deixa sua coloração mais lustrosa. O dado, chamado de Índice de Diferença na Vegetação Normalizada (IDVN), pode ser observado por satélites, servindo como um sistema de aviso sem a necessidade de sensores de superfície ou trabalho de campo na proximidade dos vulcões.
O estudo do fenômeno foi realizado nas cercanias do Monte Etna, na Itália, comparando dados de sensores locais com imagens de satélite. Isso revelou uma forte relação entre o CO2 e o verde das árvores. Ao longo de dois anos, notou-se 16 aumentos no teor de CO2 local em sincronia com os movimentos de magma, mesmo em locais distantes de aberturas na montanha.
Métodos atuais, como o Observatório de Carbono Orbital 2, da NASA, só conseguem identificar grandes erupções vulcânicas. Ao invés de depender de medições carbônicas diretas, os pesquisadores buscam maneiras intermediárias mais fáceis, como a mudança de cor na vegetação. O estudo também analisa os efeitos do aumento de CO2 nas árvores, já que, com as mudanças climáticas, as plantas serão mais expostas ao gás. Saber o quanto as árvores aguentam pode ajudar nas preparações para o futuro.
Interessado pelo conteúdo da matéria? Clique no link a seguir para ter acesso: https://canaltech.com.br/meio-ambiente/cor-de-folhas-das-arvores-pode-atuar-como-alerta-para-possivel-erupcao-vulcanica

Serviço de e-mail