MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Novo método para produção de Niobato de Sódio revela potencial na Química Verde e de simulações atomísticas baseadas na teoria do funcional da densidade

Terça-feira, 5 de março de 2024
Última modificação: Terça-feira, 5 de março de 2024

O niobato de sódio (NaNbO3) é uma cerâmica reconhecida por suas propriedades piezoelétricas, destacando-se em aplicações que vão desde a geração de energia elétrica por pressão mecânica até a fotocatálise e a química verde. Recentemente, pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), em colaboração com outras instituições, desenvolveram uma inovadora estratégia para a obtenção desse material, abrindo novas perspectivas para seu uso em tecnologias sustentáveis.
Os pesquisadores do CDMF conseguiram obter fibras de niobato de sódio por meio de um processo descrito no Journal of Materials Chemistry C. O método envolve a síntese de dodecaedros de NbO7 e octaedros de NbO6, que se conectam formando estruturas que incorporam íons Na+.
Segundo Miguel Angel San Miguel Barrera, um dos autores do estudo e pesquisador do CDMF, este trabalho exemplifica como simulações atomísticas baseadas na teoria do funcional da densidade podem fornecer informações cruciais sobre as propriedades elétricas de materiais multifuncionais.
Para conhecer mais detalhes do trabalho, acesse a página https://agencia.fapesp.br/artigo-descreve-metodo-para-sintetizar-material-que-pode-ser-usado-para-coletar-e-armazenar-energia/50338