MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Hidrogênio é obtido a partir da água por meio de material desenvolvido por brasileiros

Sexta-feira, 22 de março de 2024
Última modificação: Sexta-feira, 22 de março de 2024

O hidrogênio é uma ótima alternativa aos combustíveis fósseis e, no presente estudo, foi desenvolvido um material que permite que íons hidrogênio sejam liberados a partir da água.

A pesquisa desenvolvida na UFSCar apresentou um processo em que um eletrodo de fosfeto de níquel é utilizado na eletrocatálise da reação de evolução de hidrogênio (HER). A síntese foi classificada como de alta eficiência, mas ainda demanda alto investimento.

O hidrogênio é uma ótima alternativa para os combustíveis fósseis, isso
porque sua combustão não produz gases do efeito estufa, produtos químicos que destroem a camada de ozônio ou componentes presentes na chuva ácida. O problema é que o hidrogênio não é encontrado no estado elementar, estável, em condições amenas.

Portanto, para ser usado como combustível ele precisa ser extraído de alguma molécula. Uma delas é a água que pode fornecer hidrogênio a partir da hidrólise, uma técnica promissora que tem zero emissão de carbono. O quanto ela será eficiente só depende da capacidade do eletrocatalisador.

No estudo, os cientistas brasileiros usaram como eletrocatalisador um
eletrodo de fosfeto de níquel amorfo (Ni-P) sintetizado por eletrodeposição em espuma de Ni. O eletrodo apresentou uma excelente estabilidade em diferentes condições nas quais ele foi investigado. Os pesquisadores acreditam que o bom desempenho do eletrodo se dá porque o fosfeto de níquel possui uma estrutura granular e com grande área de superfície, permitindo uma boa interação com o eletrólito e induzindo a formação do hidrogênio.

Veja a matéria na íntegra, no link a seguir: DIAS, M.; SOARES, L. Ciência e Espaço. Olhar Digital.